Usar os seus sapatos de luxo em tempo de chuva

Usar os seus sapatos de luxo em tempo de chuva

O couro possui algumas características particulares que tornam este material especialmente adequado para sapatos, tais como a resistência, a durabilidade, a longevidade e o estilo. O couro pode ser utilizado em todos os tipos de sapatos, como sapatilhas, sapatos clássicos, sandálias e botas. Os sapatos de couro são um bom investimento, especialmente se optar por um modelo feito com materiais de luxo e técnicas de fabrico de elevada qualidade.

A verdade é que o inverno chegou e não deve deixar os seus deslumbrantes sapatos de couro no fundo do armário só porque se preocupa com o seu uso limitado durante a estação chuvosa, que traz consigo a lama e a humidade. Afinal, pode ou não pode usar os seus sapatos de couro em tempo de chuva?

Sim, pode usar os seus sapatos de couro em tempo de chuva! 

A resposta à sua pergunta é sim! Pode usar os seus sapatos de couro quando está a chover, desde que tome algumas precauções. O couro, especialmente o de boa qualidade, é um material que absorve rapidamente a água. Quando a humidade desaparece, pode causar ligeiros danos, tais como pequenas fissuras. Apesar disso, o couro é o material mais eficaz em termos de resistência à água. Os sapatos de couro de elevada qualidade, tal como todos os sapatos de couro genuíno, irão resistir aos danos causados pela água e à formação de rugas.

O que acontece aos sapatos de couro quando apanham chuva?

Tecnicamente, nada acontece. Contudo, deixar os seus sapatos de couro encharcar à chuva não é a melhor forma de cuidar do seu investimento, especialmente se tentar secá-los muito rapidamente com um secador de cabelo ou um aquecedor, porque as temperaturas extremas podem causar danos permanentes.

Por isso, não tenha receio de calçar os seus sapatos de couro favoritos quando estiver a chover. Aqui estão algumas dicas.

Deixe os seus sapatos de couro secar naturalmente 

Os seus sapatos de couro ficaram encharcados. O primeiro passo é não entrar em pânico. Em segundo lugar, assim que chegar a casa, não deixe os sapatos de couro completamente encharcados.

Recomendamos que ajude os seus sapatos a secar um pouco, removendo o excesso de humidade com um pedaço de tecido ou papel de jornal. Este é um hábito que deverá tentar adquirir: chegar a casa e secar os sapatos imediatamente. Depois, deixe-os secar naturalmente, pois a pele possui essa capacidade.

Acima de tudo, não utilize um secador de cabelo ou um aquecedor para acelerar o processo de secagem. Isso apenas irá deteriorar o couro e causar fissuras mais profundas e permanentes.

Tenha cuidado com as poças

Isto pode parecer senso comum, mas é algo que vale a pena relembrar quando se trata de garantir que os seus sapatos de couro de luxo possam durar mais tempo. Se estiver, ou tiver estado a chover, tente não pisar poças. Pisar uma poça pode saturar os seus sapatos de água ou lama. Evite a lama húmida, pois quando seca faz com que seja mais difícil para o sapato respirar.

Isto não significa que irá arruinar os seus sapatos de couro, apenas irá tornar o processo de secagem um pouco mais longo.

Não se esqueça de engraxar os seus sapatos de couro

Se gosta dos seus sapatos de couro ou quer que durem mais tempo, deve engraxá-los regularmente. Sobretudo na estação chuvosa, quando o couro absorve humidade e lama. Recomendados que invista numa boa escova e um creme bom para a pele, para obter melhores resultados de limpeza.

Já abordámos a melhor forma de limpar e manter os seus sapatos de couro sempre brilhantes e perfeitos. Dê uma vista de olhos e siga as nossas recomendações para tratar melhor dos seus sapatos.

Onde deve guardar os seus sapatos de couro? 

Faça uma pequena pausa e pense sobre o local onde costuma guardar os seus sapatos de couro depois de os usar em tempo de chuva.

Não recomendamos que deixe os sapatos de couro no exterior, mesmo que o espaço seja coberto e esteja protegido da chuva, porque a humidade do ar irá ser absorvida pelos seus sapatos, saturando-os de água.

Coloque os seus sapatos num ambiente fresco e climatizado, que não seja demasiado seco, nem demasiado húmido.