Como limpar solas em couro

Como limpar solas em couro

A sola de couro é uma parte importante do sapato de couro. Além de influenciar a postura, uma sola de couro pode proteger da chuva e do frio e tornar a sua caminhada muito mais confortável.

As solas de couro são usadas há muitos anos e existem algumas razões para isso. São bonitas, confortáveis, resistentes e duradouras. Sim, as solas de couro geralmente são mais caras, mas também são as que duram mais.

Para que durem, estas solas requerem algum cuidado e atenção. Na publicação de hoje, falaremos de algumas dicas de limpeza para as suas solas de couro. Se referir que, mesmo que as siga religiosamente, tal não significa que não venha a precisar de mudar a sola dos seus sapatos de couro, mas certamente atrasará o aparecimento dos danos que exigem essa alteração.

1ª parte – Retire a sujidade das solas de couro

Sobre o caixote do lixo ou um recipiente, bata os sapatos juntos, removendo o máximo de sujidade e dos detritos mais soltos. De seguida, com uma escova de couro de cerdas duras, esfregue suavemente a sola. O objetivo é remover a lama seca, relva ou outros detritos mais endurecidos. Um pincel ajuda a remover a sujidade entre os sulcos e a libertar a sujidades que se encontre nos espaços mais difíceis de alcançar.

2ª parte – É tempo de esfregar!

Num recipiente com água, adicione uma pequena quantidade de um detergente suave sem lixívia. Humedeça um pano com essa mistura e utilize-a para esfregar gentilmente a sola. Evite deixar a água entrar em contato direto com o couro. Sim, o couro aguenta a água, mas muita água causa mais mal do que bem, pelo que deve utilizar o pano para controlar melhor a quantidade de água.

3ª parte – Retire todo o detergente e humidade

Com um pano limpo e húmido, limpe as solas de couro para remover qualquer detergente e detritos. Coloque os sapatos num local fresco e seco, com as solas voltadas para cima para secar. Não tente acelerar o processo de secagem porque pode danificar os sapatos.

Dicas extras

Evite humidade

Os sapatos de couro são conhecidos pela sua capacidade de resistência à água e as solas dos sapatos impedem que molhe os pés em dias de chuva. Ainda assim, precisa ter cuidado! Se os seus sapatos e solas ficarem encharcados, a primeira coisa a fazer é descalçá-los o mais rápido possível. Seque-os com uma toalha e deixe a secar ao ar. Pode também preenchê-los com papel para que não percam a forma devido à humidade. Nunca tente acelerar o processo de secagem através de aquecedores, lareiras ou secadores, pois tal pode causar danos irreversíveis no couro.

Já falamos sobre o cuidado a ter com sapatos de couro em dias de chuva. Veja aqui o artigo!

Aplicar capas e proteções nos saltos

Com o tempo será inevitável as suas solas de couro começarem a mostrar alguns sinais de utilização e desgaste. Nessa altura, é recomendável aplicar capas e proteções nos saltos, que são as áreas das solas que ficam em maior contato com o chão. Recomendamos que deixe esse procedimento para um sapateiro que saberá recomendar-lhe a melhor solução.

A importância de usar uma escova adequada

Aqui no PH World, já falamos sobre como é importante ter uma escova específica para os seus sapatos de couro. Uma vez mais, quando se trata de garantir que os seus sapatos estejam nas melhores condições, é importante ter a ferramenta certa. Se não tem uma escova por perto, pode utilizar uma escova de dentes excecionalmente mas é altamente recomendável investir numa boa escova porque lhe vai ser útil ao longo do tempo.

Todos os nossos sapatos têm solas de couro com TPU antiderrapante incorporado, o que lhe proporcionará uma caminhada mais firme e confiante.