Como limpar sapatos de camurça: um guia de cuidados

Como limpar sapatos de camurça: um guia de cuidados

Os sapatos de camurça são um must-have! Confortáveis, elegantes e sempre atuais! No entanto, com o tempo e o uso, podem desgastar-se e por isso precisam de mais cuidados e atenção.

A boa notícia é que limpar os sapatos de camurça é muito mais simples do que parece e pode ser feito em casa. O resultado são os seus fantásticos sapatos de camurça durarem mais e em melhores condições. No artigo de hoje, oferecemos algumas dicas de limpeza para os sapatos de camurça.

De salientar que é importante seguir as dicas abaixo com muito cuidado. Antes de experimentar qualquer uma delas no sapato inteiro, tente apenas numa pequena parte e veja como a camurça reage.

Remova os atacadores dos sapatos de camurça, se aplicável

Se os sapatos de camurça tiverem atacadores, remova-os. Isso facilita a limpeza cuidadosa de toda a superfície do sapato e os atacadores podem ser limpos separadamente.

Comece a escovar, mas com cuidado!

Com uma mão, segure a parte interna do sapato enquanto a outra esfrega levemente com uma escova pequena de camurça, não escove com força ou pode causar alguns danos. Uma dica importante: escove apenas na direção das fibras e evite mover a escova para a frente e para trás.

Suede boots

 

Suede Ankle Boots – REVOLUTION

Se os seus sapatos tiverem marcas de lama e outra sujidade, não entre em pânico! Poderá limpar seus sapatos em casa sem precisar levá-los a um profissional e ainda assim obter o resultado perfeito.

Antes de remover a lama, deixe os seus sapatos de camurça secar completamente. De seguida, remova a terra que puder com uma escova. Se os seus sapatos estiverem completamente secos poderá remover toda a lama com relativa facilidade.

Curiosamente, as marcas de água nos sapatos de camurça saem com água. Com uma escova, molhe a superfície do sapato até que ele esteja uniformemente húmido. Enrugue um pouco de papel e coloque-o dentro do sapato, para absorver a umidade restante e permitir moldá-lo e manter a sua forma correta. No PH World, já falamos sobre como usar os seus sapatos em tempo de chuva. Espreite aqui!

E se não tiver uma escova para limpar seus sapatos de camurça? É altamente recomendável que invista numa escova, porque os resultados da limpeza são melhores, não corre o risco de danificar o sapato e isso fará com que os seus sapatos de camurça durem por muitos anos. No entanto, se não tiver uma escova, excecionalmente use uma escova de dentes extra que tenha em casa e lembre-se de não esfregar com muita força.

Outro produto que trará bons resultados de limpeza é uma borracha de camurça. Dois outros produtos que podem ajudar são a água micelar e o vinagre, mas dependerá da cor da camurça. São recomendadas duas partes de água e uma parte de vinagre branco. A água micelar também pode ajudar a remover manchas.

Como mencionado acima, tente estas técnicas numa pequena parte do sapato e veja como a camurça se comporta. Só então deve prosseguir para a superfície restante do sapato.

Suede Ankle Boots – SAFARI

 

Um pouco de cuidado extra com os seus sapatos de camurça

Os óleos feitos especialmente para sapatos de camurça darão ao seu sapato uma aparência ainda mais bonita. Esta é uma das principais razões pelas quais adoramos este material: com algum cuidado, os sapatos de camurça podem durar muitos anos como se estivessem novos.

Se tiver alguma dúvida sobre o tratamento a aplicar nos seus sapatos de camurça, recomendamos que consulte um sapateiro. Sim, é possível limpar e fazer a manutenção em casa, mas um sapateiro saberá como tratar sapatos de camurça como ninguém. Consulte um sapateiro, especialmente se tiver uma marca/mancha particularmente difícil de remover.

Veja a nossa loja online e descubra os nossos sapatos de camurça.